o Amstaff
1. informações sobre a raça.

STCA

Para entender a raça American Staffordshire Terrier é preciso ir às fontes. A raça tem origem nos EUA, por lá há um clube responsável pela mesma, o Staffordshire Terrier Club of America Inc. (STCA). Segue o link para a página web do clube: http://www.amstaff.org/

 

PADRÃO (standard)

O cão 'correto' deve seguir o padrão da raça. O STCA é o clube-mãe da raça e o kennel club dos Estados Unidos, o American Kennel Club (AKC) adota suas diretrizes. A Fédération Cynologique Internationale (FCI) por convênio, adota os padrões da AKC. No Brasil, a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) seguindo a FCI, indiretamente segue o padrão do STCA.

Outros sistemas cinófilos nacionais como ALKC, Sobraci, ACB, Cinobras, etc seguem o padrão AKC também.

STCA - http://www.amstaff.org/breedinfo/standard/index.htm

AKC - http://www.akc.org/breeds/american_staffordshire_terrier/breed_standard.cfm

CBKC - http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo3/americanstafordterrier.pdf

 

Tipos (dentro da raça)

Há três tipos de estrutura/morfologia na raça: moderado, abuldogado e terrier.

O moderado que é o que se busca, havendo equilíbrio entra as qualidades herdadas dos sangues bulldog e dos terriers. Alia a beleza à estrutura apta ao trabalho, o equilíbrio entre força e agilidade.

O 'bull' ou abuldogado ou 'bully' que tende para as características próprias de raças bull, sendo mais pesado, menos funcional.

Tipo Terrier sendo um cão leve, morfologicamente tendendo para uma aparência terrier, geralmente é mais ativo e muito disposto a exercícios.

 
Linhas de Sangue (linhagens)

Escritores e estudiosos da raça apontam algumas linhas antigas, R.Pascoe cita numa obra as cinco maiores linhas de fundação da raça como Tacoma, X-pert, Ruffian, Crusader e a combinação California. Dos cães Ruffian desenvolveu-se a linha Gallant. California, uma combinação de linhas Ruffian e Gallant. Crusader (Georgia, 1950) desenvolveu-se de Gallant e Rossmore.

Outros nomes apontados como linhagens: Archer, Corvino, Sertoma, Sierra, Sindelar, Tryarr, Willynwood, White Rock, Benmar, Circle C, Fraja, umas mais recentes, outras mais antigas, havendo discordância quanto a propriedade como linhagem de uma ou outra e certamente uma importância histórica variável entre elas.

Não há linhagem no Brasil. Assim como não há na Costa Rica, sendo que muitos se referem a cães 'costa-rica' como linha, sendo que nem lá se reconhece alguma linhagem.

 

outras raças - diferença

 

 

abaixo, AmStaff (esq.) - Staffordshire Bull Terrier (dir.)
 

Amstaff 2 - Sacrata

Amstaff 3 - adquirindo

 

| Home | Loja | Serviços | Institucional | Contato |

Sacrata Foresta Website foi atualizada em: 22/dezembro/2016.

Sacrata Foresta 2002 © - Todos os direitos reservados

Website Designed & Created by Monta